Thursday, March 22, 2007

Parteiras Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia recebem Prêmio

O trabalho desenvolvido pela GMI e SITOAKORE foi honrado com a premiação do Prêmio "Culturas Indígenas" edição Ângelo Cretã.
"A valorização do trabalho destas mulheres trouxe muitos resultados significativos para as comunidades indígenas. Em muitas areas esta atividade estava sendo substituída pelo atendimento nos hospitais próximos da cidade, fazendo com que as gravidas deixassem de utilizar a medicina tradicional pelo uso direto da ocidental, com este trabalho foi possivel resgatar o costume e tradição milenar e garantir a parteiras indígenas “qualificação à assistência ao parto”. O resgate deste trabalho milenar reduziu o indíce de mortalidade neonatal, melhorou a relação entre os diferenes conhecimentos (Parteiras, Pajés e Agentes Indígenas de Saúde), além de manter vivo os povos indígenas de diferentes culturas, através do nascimento de muitas crianças." (Trecho do Projeto).
Foram aproximadamente 500 projetos apresentados e 82 selecionados, entre eles Parteiras Indígenas. Parabéns a todos as parteiras indígenas e um abraço carinhoso a Silvana Lessa (Assessoria Técnica) que descreveu na integra este trabalho de muitos mãos resultando na conquista do prêmio.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home